sábado, 5 de março de 2016

"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo". (José Saramago)



                                                  O Tempo!


A palavra tempo significa medida de duração de um fenômeno. Os gregos antigos tinham duas palavras para esse termo: chronos, que refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial e que pode ser medido, e kairos, que significa “o momento certo”, “oportuno” fazendo referência a um momento indeterminado no tempo, em que algo especial acontece. Por outro lado, a palavra pressa no dicionário tem o significado de ligeireza, rapidez, urgência, impaciência e precipitação.  

Hoje gostaria de ter o poder de apressar as coisas, por que gostaria muito saber o caminho que a vida reserva para mim, pois infelizmente a natureza humana não é lá muito paciente. Tenho pressa para tudo e fico apreensiva por estar atropelando o meu destino, provocando situações por pura ansiedade em não querer esperar para as coisas amadurecerem e acontecerem.

E isso ocorre pois o ser humano não tem consciência de que transforma sua rotina numa correria infinita, sentindo-se valorizado quando supera suas metas e profundamente culpado quando não está executando alguma tarefa. Até os períodos de descanso, de lazer e o tempo com a família, passam a ser considerados “perda de tempo”!

Estou tentando valorizar meu tempo! A pressa serve para ver a vida concluída, mas esquecemos que ela precisa se desenvolver. A pressa atropela, o tempo desliza. A pressa é cega, o tempo enxerga longe. A pressa esconde, o tempo mostra. A pressa esfria, o tempo aquece.
Sendo assim, só espero que meu coração se acalme, se mantenha sem pressa e que perceba que no tempo certo ele encontrará seu sossego e felicidade!

(Reflexão realizada com base no texto de Saraceni)



Nenhum comentário:

Postar um comentário